Projeto Eu Sou

O projeto teve início em 2006 e já atendeu mais de 2.000 crianças da Comunidade do Jacaré (RJ). Por meio da arte os alunos aprendem a construir sua identidade participando de atividades culturais e desenvolvendo seus próprios trabalhos. O Eu Sou é um projeto de Arte-Educação que tem como principal objetivo reforçar a identidade de crianças e adolescentes que vivem diariamente expostos à violência, ao preconceito e a invisibilidade social.


Através de um programa de propostas artísticas o projeto estimula um olhar flexível ampliado sobre o mundo.


A arte é um poderoso instrumento através dela, o aluno experimenta sua capacidade criativa e consequente aumento da autoestima.

Nossos objetivos

Auxiliar no processo de reconhecimento de identidades fragmentadas através do estímulo do potencial criativo de cada um.

Melhorar a autoestima e a capacidade de escolha, evitando a evasão escolar e a fuga para as ruas. 100% do público alvo matriculado e frequentando a escola.

Incluir no contexto social crianças e jovens através da arte-educação, com oportunidade de estagio para os adolescentes como monitores do Projeto, por exemplo.

Capacitar profissionais para entender a filosofia de uso da arte-educação como ferramenta de potencialização e desenvolvimento do ser humano.

100% do público alvo matriculado e frequentando a escola.

Levar arte e cultura ao público através de trabalhos realizados em salas de aula. como as exposições "O Muro' e 'No Espaço Entre Nós' realizadas na Cidade das Artes no Rio de Janeiro como parte da ação Identidade e Diferença'.

Dados do Projeto e Público Alvo

Aulas semanais com 2 noras de duração para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Material; material de artes em geral (papel, tintas, lápis, nanquim, argila. textos vídeos, fotos e filmes.

Jovem Aprendiz: aulas de artes buscando desenvolver o potencial criativo e a identidade para jovens que trabalham no FQM GRUPO dentro do programa Jovem Aprendiz.

Projeto Eu Sou Mais: aulas de artes para mulheres da comunidade, com os mesmos objetivos de desenvolvimento criativo e fortalecimento da autoestima do projeto das crianças.

CAED: Capacitação em arte-educação para professores, auxiliares e pessoas interessadas no tema, moradores ou não da comunidade do Jacarezinho.

Jovem Monitor: formação para adolescentes que já frequentaram o Eu Sou para que se tornem monitores no projeto - 15 a 18 anos.

Exposições

Um dos objetivos do projeto é produzir exposições a partir de propostas desenvolvidas junto aos alunos. O objetivo destas exposições é mostrar o papel da arte na formação de indivíduos mais potentes e de uma sociedade melhor, além de tirar da invisibilidade social as crianças e adolescentes estigmatizados pelo preconceito e pelo descaso.

O Muro

Produzido com as turmas de 2011. em cartaz nos anos de 2012, 2013 e 2017 em diferentes espaços no Rio de Janeiro. Curitiba e Belo Horizonte. Mostrou, através de fotografias produzidas pelos alunos na comunidade. um olhar sensível sobre o local onde vivem.

O Espaço Entre Nós

Produzido com as turmas de 2015 em parceria com alunos da escola CEAV em Santa Teresa. Esteve em cartaz nos anos de 2016 e 2017. duas vezes no Rio de Janeiro e também em Curitiba. Nessa instalação. vimos trabalhos produzidos pelo diálogo artístico entre adolescentes de diferentes realidades sociais e econômicas do Rio de Janeiro.